Descrição curta

É artista e pesquisadora, trabalhando com literatura e artes visuais, com enfoque na performance. Concluiu o Curso de Dramaturgia do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura e se formou em Letras (Português, Francês) pela UFC, com mestrado em Estudos Portugueses pela USP. Atualmente, faz um doutorado no PPG-Letras da UFC, estudando Lit. Bras. Contemporânea, pensando questões da cultura.

Dados Pessoais

E-mail Público: ericazingano@gmail.com

Endereço: Rua Barracuda 552, Porto das Dunas, Aquiraz, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 61700-000

Logradouro: Rua Barracuda

Número: 552

Complemento: casa 28

Bairro: Porto das Dunas

Descrição

Desde 2001, realiza trabalhos artístico-experimentais nas artes visuais, fazendo uso da performance e da improvisão, bem como das intervenções urbanas, muitos delas voltados para pensar a linguagem, na forma como percebemos e lidamos com ela, no nosso dia a dia, e também na des/construção de lugares comuns, misturando vários tipos de textos e materiais, bem como diferentes suportes.

Tem alguns livros de poesia publicados e frequentemente publica textos em revistas especializadas da área. Além disso, também escreve textos ensaísticos sobre o trabalho poético de escritoras contemporâneas brasileiras, como Ana Martins Marques, Carla Diacov, Adelaide Ivánova e Fabiana Faleiros; e também textos de artes visuais.

Em 2018, quando morava em Berlim, ganhou uma bolsa de trabalho do Senado Alemão (até então inédita) para escritores estrangeiros residentes em Berlim e durante esse período, dedicou-se à pesquisa e à escrita de novos textos poéticos, como o poema "nɐ badɛrnɐ ʒɛraw brazilêjrɐ", [https://everderame.blogspot.com/2018/09/erica-zingano.html], também gravado em áudio [https://www.youtube.com/watch?v=docbgvybaUY].

Desde 2019, voltou a morar no Brasil e atualmente está fazendo um doutorado no PPG-LETRAS da UFC, onde estuda Lit. Brasileira Contemporânea, pensando questões e dinâmicas da cultura, lidando com diferentes linguagens.

Já atuou como profa. de Literatura Brasileira, de Francês e de Português para estrangeiros, além de fazer traduções poéticas esporadicamente. Em 2020, começou a estudar no CPBT do TJA, mas a pandemia interrompeu seu sonho de se aprofundar ainda mais nas artes dramáticas e performativas. Independente disso, vem fazendo alguns trabalhos performativos com grupos de Teatro Cearense, como o No Barraco da Constância Tem!, onde pode explorar ainda mais o trabalho coletivo e colaborativo, uma marca de muitos de seus outros trabalhos.

Além disso, realiza oficinas de escrita, e também teóricas, e trabalha como parecerista, nos Editais de Arte da Secretaria de Cultura do Ceará.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar